Creio que poderíamos chamar a Santos Andrade de a praça da educação e cultura de Curitiba. De um lado da praça o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, a mais antiga do Brasil. Do outro lado o Teatro Guaíra, nosso principal teatro e referência em todo o Brasil.
Na praça em si, diversos bustos de professores com suas faces voltadas para a UFPR e um único busto, ou melhor, máscara da grande Lala Schneider voltada logicamente para o Guaíra.
Ao redor da praça vários prédios importantes como o Marumby; a antiga sede do Colégio Santa Maria e sua Capela; o Correio Velho e seus elementos art deco; o prédio modernista do INSS; prédios icônicos como os já citados Teatro Guaíra e a UFPR, palco de inúmeras fotos de formandos da Federal; hotéis como o Mabu e Ohara; e outros belos prédios e comércios das antigas.
Tenho um grande carinho pela Santos Andrade e pelos seus prédios, mas também por ligar-se ao meu quintal (a Praça Osório) pela minha rua favorita (a XV de Novembro), um caminho que fiz muitas vezes à pé com minha mãe quando criança para visitar minha tia e que até hoje tenho grande prazer em fazer.
Fotos: Washington Takeuchi @wctakeuchi