Localizado na esquina das Rua Riachuelo com a Rua Carlos Cavalcanti, um dos primeiros e mais relevantes eixos da formação urbana da cidade, sendo uma área de grande interesse comercial e habitacional no fim do século XIX, assim como seu prolongamento, a Rua Barão do Rio Branco, juntamente com a Rua XV de novembro. O edifício que hoje abriga o Cine Passeio, foi construído no terreno onde anteriormente funcionaram as instalações da Impressora Paranaense administrada pelo Barão do Serro Azul, onde eram confeccionados, entre outras coisas, os rótulos que revestiam os barris de erva mate. O prédio data da década de 1930, onde a construção de 2597m2 foi planejada para abrigar os setores administrativos do exército, as quais funcionaram no local até a década de 1990.
Situado em um importante setor de preservação do patrimônio histórico da cidade, o Eixo Barão – Riachuelo, o entorno do edifício conta com outras construções protegidas isoladamente, como as UIP (Unidades de Interesse de Preservação) como o edifício Solar do Barão, o Passeio Público e o Paço Municipal.
Em 2010 o edifício foi adquirido pelo município e também passou a fazer parte do programa Rosto da Cidade, que é um programa de revitalização urbana que tem como objetivo a recuperação e preservação do Centro Histórico de Curitiba.
Após uma série de reformas e adaptações, projeto dos arquitetos Dóris Teixeira e Mauro Magnabosco, do Ippuc, em 27 de março de 2019, foi finalmente inaugurado o espaço que abriga o Cine Passeio, o projeto preserva as características externas e a volumetria do imóvel. Aproveita grande parte da estrutura de alvenaria, as divisões internas e também portas e esquadrias, que foram recuperadas.
Foto: Washington Takeuchi Foto: Washington Takeuchi Foto: Washington Takeuchi
Além das salas de cinema que prestam homenagem aos antigos cinemas de rua da capital, o complexo conta com um espaço para formação audiovisual em seu subsolo, chamado Espaço Valêncio Xavier (escritor, cineastra e criador da Cinemateca de curitiba, falecido em 2008) conta com uma sala multiuso de 110 lugares dotada de equipamentos, uma sala de vídeo On Demand (VOD) onde o usuário pode escolher o conteúdo a ser exibido na projeção na sala de 12 lugares. No mesmo piso ainda está localizada a Worktiba, o primeiro coworking público do Brasil, dando suporte aos novos microempreendedores e outras pessoas que trabalham na área de inovação e de economia criativa, tendo seu foco na área do audiovisual.
Ao acessar o prédio pelo pavimento térreo, a esquerda temos uma cafeteria que atende o cinema e trabalha com produtos selecionados da região de Curitiba, a direita temos a bilheteria e espaços de apoio. Ao fundo, guiados por uma pintura no chão que remete a um tapete vermelho, temos a sala Luz, um espaço de exibição com 90 lugares onde seu nome faz referência no letreiro em Art Deco ao antigo Cine Luz que se localizava na Praça Zacarias.
Foto: Washington Takeuchi Foto: Washington Takeuchi Foto: Washington Takeuchi Foto: Washington Takeuchi Foto: Washington Takeuchi Foto: Washington Takeuchi
No segundo pavimento, existe a sala para cursos na aula do audiovisual, com 90 lugares, além da sala Ritz de exibição, que faz referência ao antigo cinema da década de 1940 com seu letreiro luminoso que remete ao original.
(Cine Luz – Fonte: http://www.cinepasseio.org/espacos)
(Terraço Cine Passeio em exibição. Fonte: https://www.curitiba.pr.gov.br/)
(Cine Ritz . Fotografia Cido Marques . Fonte : https://paranaportal.uol.com.br/)
No terceiro pavimento, que também é a cobertura, se localiza o Terraço Cine Passeio, onde acontecem eventos ligados à economia criativa, como feiras de design, moda autoral e gastronomia, além do cinema a céu aberto que realiza projeções de filmes ao ar livre.
Em tempos de pandemia, o Cine Passeio disponibiliza também duas salas virtuais de exibição via streaming, o Cine Vitória que conta com exibições gratuitas e o Cine Plaza com sessões pagas. A curadoria dos filmes exibidos é feita pelos especialistas Marden Machado, crítico de cinema, e pelo cineastra Marcos Jorge. A programação é composta por produções nacionais e internacionais, tendo em seu circuito obras comerciais, artísticas e mostras de festivais.
Um tour virtual e o projeto do edifício podem ser acessados na íntegra no site do Cine Passeio em : http://www.cinepasseio.org/cine
Fontes:
www.curitiba.pr.gov.br/rostodacidade
www.curitibacultura.com.br/noticias/potencial-construtivo-liberado-para-o-cine-passei
www.circulandoporcuritiba.com.br/2019/05/cine-passeio-em-pleno-funcionamento.html
www.fotografandocuritiba.com.br/2016/02/futuro-cine-passeio.html
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/cinema/espacos-culturais/cine-passeio
www.cinepasseio.org/cine
1 comment
[…] ARQUITETURA […]