No ano passado tivemos a oportunidade de conhecer o Ícaro Jardins da Graciosa, projeto do Studio Arthur Casas, idealizado pela incorporadora AG7, concluído em 2019.
Com esse projeto conseguimos conhecer mais sobre o trabalho do arquiteto Arthur casas.
A honestidade dos materiais, a paleta de cores limpa decorrente do concreto aparente, madeira, vidro e a vegetação como protagonista em seus projetos, são características recorrentes e marcantes do Studio Arthur Casas.
O conceito e premissa para elaborar o projeto é a de “casas suspensas”, por este motivo a noção de escala do edifício é diferente da convencional. A privacidade, amplitude, o aproveitamento da luz natural, permeabilidade e transparências propostas pelos materiais e o uso da vegetação remetem a isto.
Para que o conceito se torne ainda mais evidente dentro do projeto, as varandas possuem acesso a quase todo perímetro dos apartamentos.
Um detalhe interessante das varandas é que as floreiras que se espalham verticalmente pelos andares, além de marcar a identidade do conjunto, também possuem a base chanfrada dando ainda mais abertura para a luz natural e valorizando a ampla vista dos apartamentos.
O projeto que está locado na Rua Vereador Garcia Rodrigues Velho, 70, no Bairro Cabral, possui 21 unidades de apartamentos divididas entre os 3 edifícios, com metragem total de 315m² a 840m² privativos, com variação de 3 a 5 suítes por andar.
Apesar de contemporâneo, o projeto carrega traços vanguardistas que tem se perdido no atual mercado imobiliário, e é extremamente importante identificarmos essas características para valorizar uma boa arquitetura. Uma dessas características são as plantas flexíveis dos apartamentos pois através dos grandes vãos propostos pela estrutura do projeto é possível adaptar as plantas em diversas formas e programas.
Segundo a paisagista do projeto Renata Tilli, a paisagem invade a construção, e não o contrário. Essa é uma das sensações ao entrar no Ícaro que por sinal está locado em uma região bastante arbórea e acaba complementando a paisagem dos edifícios.
Outra curiosidade sobre o projeto é que durante as etapas de análise e estudo a equipe captou diversas vistas do terreno com o drone para que pudessem ser projetados os 3 edifícios de forma que um não sombreasse o outro, e para avaliar as melhores possibilidades de vista e insolação.
O projeto também investiu na sustentabilidade, trabalhando com placas de energia solar fotovoltaicas. A própria conceituação para a concepção do projeto já previa até 34% menos consumo de energia devido às grandes aberturas em todos os espaços, tanto nas áreas privativas quanto nos espaços compartilhados pelos moradores.
O projeto de edifícios Ícaro Jardins da Graciosa, marca uma nova arquitetura que está ganhando destaque em Curitiba, e nós temos a oportunidade de trazer à esta plataforma esses novos empreendimentos para que juntos possamos acompanhar as mudanças na linha do tempo da arquitetura curitibana.
Abaixo estão algumas fotos do projeto.
Foto: Pedro Pilati Foto: Pedro Pilati Foto: Pedro Pilati Foto: Pedro Pilati Foto: Pedro Pilati Foto: Pedro Pilati Foto: Pedro Pilati Foto: Pedro Pilati Foto: Pedro Pilati Foto: Pedro Pilati Foto: Pedro Pilati Foto: Pedro Pilati Foto: Eduardo Sinegaglia Foto: Eduardo Sinegaglia Foto: Eduardo Sinegaglia Foto: Eduardo Sinegaglia Foto: Luiz Milczwski Foto: Luiz Milczwski Foto: Guilherme da Costa Foto: Guilherme da Costa Foto: Guilherme da Costa Foto: Guilherme da Costa Foto: Guilherme da Costa Foto: Guilherme da Costa Foto: Guilherme da Costa Foto: Guilherme da Costa Foto: Guilherme da Costa Foto: Guilherme da Costa
1 comment
belos projetos verdes!! Parabéns