Início » ARQUITETURA » Entre vizinhos: Edifício Futurama e Edifício Vilas Boas

Entre vizinhos: Edifício Futurama e Edifício Vilas Boas

por Beatriz Teixeira

As janelas em fita atestam os quase 60 anos dos edifícios Vilas Boas e Futurama. Da paisagem da avenida Batel é possível identificar os dois blocos, implantados de forma longitudinal ao terreno, com caráter laminar, priorizando a insolação leste e oeste.

Ambos, desenvolvidos em 1966, fazem parte da atuação do arquiteto Jaime Lerner em projetos de edifícios de apartamentos, associado ao arquiteto Domingos Bongestabs. Encontram-se entre as ruas Bento Viana e Francisco Rocha. Porém, ainda que possuam estratégias de implantação e diretrizes de projetos semelhantes, se expressam com particularidades.

O Edifício Futurama eleva a cota do térreo em função do subsolo, e concentra seus acessos de veículos e pedestres para a Avenida Batel. De forma muito simplificada, a relação do edifício com a calçada se altera apenas recuando o gradil. A pintura colorida na fachada marca os elementos da própria arquitetura.

O Edifício Vilas Boas também eleva a cota do térreo e aproveita o desnível do terreno para acessar o subsolo em nível pela rua Teixeira Coelho, continuação da rua Bento Viana. A condição do entorno imediato deste edifício permitiu esquadrias mais generosas em todo o perímetro, e o tratamento da fachada é feito com pastilhas.

Ambos edifícios possuem apartamentos idênticos por andar, e o núcleo vertical é localizado no centro da planta. A escada é marcada na fachada sul por um volume externo ao bloco e fechado. Observa-se ainda eixos de distribuição da linha de pilares que mantem-se no térreo, configurando as áreas comuns.

Inovadores recorrem sempre a tradição, seja para reconstruí-la, seja para encontrar justificativas que a fundamentam. A respeito da atuação profissional do prestigiado urbanista Jaime Lerner em outras tipologias de projeto, reconhece-se uma base conceitual, que, segundo Fabiano Borba Vianna (FAUUSP, 2011, p.204), merecem destaque, pois traduzem um repertório de projetos vinculados a critério da arquitetura moderna. Critérios que foram observados nos Edifícios Futurama e Edifícios Vilas Boas.

Fonte:
VIANNA, Fabiano Borba. Estudo e evolução do projeto de plantas de apartamentos de Curitiba: 1943-2004. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2011.

Fotografias:
Brenda Brandão Pontes

ARTIGOS RELACIONADOS

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.