PARADO NO TEMPO
“No ímpeto de abraçar o mundo, busca a luz ao seu redor, breves momentos conquistados, sem limites ou arrependimentos, põe-se solitário, como o tempo, não volta atrás.”
Com uma proposta inovadora, o Suite Vollard foi pensado para ser o primeiro edifício giratório do mundo com acionamento controlado de forma independente para cada unidade. Dessa forma, cada apartamento pode escolher a melhor posição para a entrada de iluminação em seus respectivos ambientes. Coube ao arquiteto Bruno de Franco a difícil tarefa de elaborar esse projeto auspicioso com a colaboração do engenheiro mecânico Alan Holzmann. A sua construção foi realizada em 2004 pela Construtora Moro, e apesar da ampla divulgação nas mídias o empreendimento foi considerado um fiasco imobiliário. Recentemente o prédio chegou a sofrer depredações e pichações, no entanto tais reparos foram realizados quase que imediatamente. Aparentemente, apenas uma de suas onze unidades permanece ocupada.
O edifício possui acesso por uma via reservada, a Rua Elvira Harkot Ramina, encontrada em um ponto alto do bairro Mossunguê, mais conhecido com o nome refinado de Ecoville, região que teve grande expansão nas últimas duas décadas, supervalorizada pela especulação imobiliária.
Contudo, o Suite Vollard é considerado um dos ícones da paisagem curitibana, principalmente pelo ponto geográfico que ocupa, com vista para o horizonte da cidade onde é possível vislumbrar a Torre da Telepar, famoso mirante turístico da cidade, assim como o Parque Barigüi, tradicional ponto de lazer curitibano. Além disso, o edifício fica a poucos metros de distância do Shopping Barigui, um dos maiores centros de compras da cidade. O prédio conta com onze andares, sendo apenas uma única unidade por andar com área de 287 m2. É definido por um volume principal que parte de um grande prisma cilíndrico apoiado em um bloco anexo que funciona como circulação vertical com janelas na porção leste.
Esquadrias em vidro percorrem todo o perímetro do apartamento permitindo uma visão de 360 graus, assim como as varandas que sobressaem ao volume revestidas por pastilhas na cor branca e que também fazem as vezes de marquise para cada pavimento. Na planta, um grande pilar central estruturado em concreto armado recebe os banheiros e a cozinha, permitindo com que os outros ambientes fiquem livres facilitando o uso da tecnologia conhecida como Spin Building, permitindo com que todos os andares girem em ambos os sentidos, de acordo com a vontade de cada morador.
Ficha Técnica
- Nome: Edifício Suite Vollard
- Ano de construção: 1998~2004
- Endereço: rua Elvira Harkot Ramina, Mossunguê Coordenadas 25°26’15.4″S 49°19’15.4″W
- Arquiteto: Bruno de Franco
- Tipologia: Residencial
- Andares: 6 andares
- Unidades por andar: 1 unidade por andar
- Acessos: 1 acesso
- Estrutura: Concreto armado com estruturas metálicas
- Esquadrias: Alumínio e aço
- Revestimentos: N/I
- Fachada: A fachada principal é um bloco monolítico em empena cega, com janelas na porção leste e anexo ao mesmo o volume circular de cada andar.