CONSTRUÍDO NA BARGANHA
“Frente à copa de gigantes, solto em quarteirão, avulta em linhas estendidas. Massa edificada que alarga ruas, que empedra sonhos, assoalha encontros, massa que arquiteta e constrói.”
O edifício foi pensado para atender a nova sede do Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná que, além de comportar um número maior de funcionários, tinha o intuito de simbolizar o momento compatível com as obras realizadas pelo governo de Moisés Lupion. A ideia teria surgido do então diretor, o arquiteto e engenheiro Ayrton “Lolô” Cornelsen.
Lolô pode ser considerado um homem muito à frente de seu tempo, seus primeiros projetos de residências transformaram-se quase em pontos turísticos, além disso, foi responsável por grandes invenções, como a caixa de brita e o elevador panorâmico.
O arquiteto idealizou uma série de ações para conseguir levantar a construção do prédio, entre elas a permuta por serviços e a barganha por materiais viabilizando a obra. Prova disso são as pedras de rio que eram trazidas para reforçar as estruturas dos pilares.
O prédio se encontra localizado na Avenida Iguaçu, em terreno amplo com dois acessos, sendo um deles para atender ao público e um outro exclusivo para funcionários. A avenida era um dos grandes eixos programados para o escoamento de veículos do Plano Agache.
Na entrada, pórticos construídos em concreto em formato de “C” dão corpo a uma passarela que adentra o edifício, segundo o arquiteto, uma brincadeira para quebrar as linhas tão rígidas da instituição.
Pela região predominam pequenos prédios comerciais, concessionárias de veículos, estacionamentos e outros prédios institucionais, como o edifício do Ministério
Público que fica logo ao lado, conhecido também como Casa Rosada.
O projeto foi ousado para a época, uma linha até então pouco difundida, pensada a partir de princípios modernos, com planta livre, sustentação por pilotis, janelas em fita e volumes bem definidos por sua função.
O edifício se destaca pelo equilíbrio do conforto ambiental, com a fachada norte aquecida porém resfriada pela circulação dos ventos advindos do sentido sul.
A volumetria é composta por um grande bloco em “L”, atingindo a altura de sete pavimentos totalizando uma área aproximada de 8 mil m2. O contraste entre o vazio das janelas e o volume das linhas horizontais dos peitoris, direcionam uma apreciação horizontalizada do
prédio, tornando-o único até então. Em 2009, o edifício foi tombado como Patrimônio Estadual.
Ficha Técnica:
- Nome: Edifício “Oswaldo Pacheco de Lacerda” [Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná(DER-PR)]
- Ano de construção: 1958~1961
- Endereço: Av. Iguaçu, 420 Coordenadas 25°26’26.6″S 49°15’58.4″W
- Arquiteto: Ayrton Lolô Cornelsen
- Tipologia: Institucional
- Andares: 6 pavimentos
- Unidades por andar: n/i
- Metragem: 8.000 m²
- Acessos: 2 acessos, pela mesma fachada. Um para uso público de visitantes, diretores e pessoal externo e o da direita usado por funcionários.
- Estrutura: Concreto armado
- Esquadrias: Alumínio e aço
- Revestimentos: n/i
- Fachada: A fachada principal voltada para o sul recebia menor incidência de raios solares e por isso foram instaladas janela contínuas, ao longo de toda sua extensão, recuadas em peitoris de 8 metros de altura. O contraste entre o vazio das janelas e o volume das linhas horizontais formadas pelos peitoris e vergas – ressaltados com abas que enfatizavam a longitudinalidade do projeto – direciona uma apreciação horizontalizada do edifício, associando sua monumentalidade ao comprimento e não à altura. As colunas de sustentação foram interiorizadas no corpo da obra.
- Detalhes: Anexo ao corpo principal encontra-se o anfiteatro afunilado, uma passarela arrojada, com cinco colunas estilizado num grande “C” em concreto armado, que sustenta em balanço a iluminação artificial escondida sobre uma lâmina de vidro jateado, dando o tom de imponência exigida pela importância do órgão nos planos do governo.