BRUTO, LEVE E SOLTO
Massa bruta imobilizada, a qual o peso simula poder, primeiras impressões que se partem, quando em segundo plano a ambiência transita, lugar que flui e impressiona.
Nascido com o nome de Governador Paulo Cruz Pimentel, o então Centro Previdenciário do Paraná foi fruto de um concurso público de arquitetura lançado com o intuito de conceber uma edificação para receber os serviços gerais da Previdência, assim como o atendimento ao público e um sistema de apoio ambulatorial.
A obra foi inaugurada no ano de 1971, implantada na esquina da Rua Inácio Lustosa com a Rua João Manoel, no bairro São Francisco. A sua concepção partiu do projeto da equipe de arquitetos composta por Luiz Forte Netto, José Maria Gandolfi, Joel Ramalho e Vicente de Castro.
O entorno do prédio é uma zona mista entre lojas comerciais e áreas residenciais, formada principalmente por edifícios baixos e alguns casarões antigos. Outras instituições se encontram próximas na vizinhança, como a Secretaria Municipal de Obras Públicas e o Cemitério Municipal, o qual arrasta várias funerárias e floriculturas à sua volta.
Um dos grandes destaques do edifício é percebido logo na entrada, nos pórticos de acesso, pelos elementos escultóricos de formato abstrato e geométrico, trabalho dos arquitetos Orlando Busarello e Dilva Slomp Busarello.
Desenvolvido com forte apelo à espacialidade, o prédio promove uma circulação intuitiva e integrada ao paisagismo, fazendo uso de vazios generosos, transparências e iluminação zenital.
O conjunto é composto por dois blocos retangulares, com cinco pavimentos cada, interligados por um grande átrio coberto estruturado em treliças metálicas, conformando um espaço de respiro entre os blocos. Na entrada, duas rampas, uma com acesso para veículos em direção ao subsolo e outra que leva diretamente à recepção do instituto.
A fachada é permeada por uma modulação de vigas e pilares que sobressaem à estrutura, emoldurando as esquadrias, as quais em cores vermelhas se ressaltam aos panos de vidro escurecidos com películas de proteção. Na platibanda, o trabalho escultórico percorre o perímetro da edificação evidenciando a unidade do conjunto. Blocos pré-moldados com formato pouco comum de tronco de pirâmide demarcam a localização dos banheiros.
Recentemente, o prédio foi restaurado com novas adaptações, como uma linha de vasos tomando conta da escadaria principal e placas de granito instaladas no muro frontal.
Ficha Técnica
- Nome: Sede do Instituto Previdenciário do Paraná
- Ano de construção: 1967~1971
- Endereço: Rua Inácio Lustosa, esq. Rua João Manoel – São Francisco Coordenadas 25°25’22.5″S 49°16’33.7″W
- Arquiteto: Luiz Forte Netto; José maria Gandolfi; Joel Ramalho Jr. E Vicente de Castro
- Tipologia: Institucional
- Andares: 5 pavimentos
- Unidades por andar: n/i
- Metragem: 12 mil m²
- Acessos: 1 acesso somente
- Estrutura: Concreto armado e cobertura do átrio em cobertura de treliça metálica
- Esquadrias: Alumínio
- Revestimentos: n/i
- Detalhes: Trabalho escultórico do arquiteto Abrão Assad