AMADO E ODIADO
“Dele se emana um sentimento ímpar de opiniões, ameaçam conflitos, desacordo, sua casca causa certa estranheza e ao mesmo tempo aplausos, um ícone peculiar.”
O edifício Casario se mantém como um dos mais ousados da região, fruto da mente do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, reconhecido internacionalmente principalmente pelo trabalho urbanístico realizado enquanto prefeito.
O prédio nasce vizinho à residência do próprio arquiteto, estabelecida em 1964 e que anos mais tarde viria a ceder terreno para tornar-se o seu local de trabalho. O desenvolvimento do projeto rendeu uma permuta por parte do terreno, onde posteriormente viria a funcionar como anexo de seu escritório.
Por fugir aos padrões comuns imobiliários, movimenta opiniões e comentários principalmente a respeito da sua estética. De certa forma, é adorado pela maioria dos seus moradores, os quais aprovam a funcionalidade da planta, assim como a qualidade ambiental que ela proporciona, com ventilação cruzada e ampla iluminação favorecida por um jogo de volumes que o protegem. Localizado na Avenida João Gualberto, parte integrante do eixo estrutural que serve a linha expressa de biarticulados, teve a obra realizada pela Construtora Fernando C.A. Reis, entregue em 1979.
O que mais chama a atenção no Casario é a característica da fachada, composta por uma extrusão de volumes com recuos diferentes, apoiados por pilaretes em mão francesa, além de detalhes bem simplórios, como floreiras externas, telhado em beirais e esquadrias com portas de abrir construídas em madeira. Apesar de ser considerado um dos ícones do bairro, algumas opiniões mais conservadoras o consideram uma espécie de patinho feio, por conta de seu formato empilhado e pouco comum. O edifício se distribui em um volume com quinze níveis, sendo quatro unidades de apartamento por andar, compondo um programa que varia o arranjo interno dos pavimentos, intercalando entre andares unidades tipo duplex, com telhado à mostra e esquadrias de madeira, e unidades tipo quitinetes, com largas esquadrias de alumínio.
Estruturado em concreto armado e com vedações em alvenaria, possui o núcleo de elevador e escada anexos ao corpo principal do edifício. Os corredores internos que dão acesso para os apartamentos possuem janelas em linha que permitem a ventilação cruzada pela dupla orientação dos ventos.
Ficha Técnica
- Nome: Edifício Casario
- Ano de construção: 1979
- Endereço: Avenida João Gualberto 2099 Juvevê – Coordenadas 25°24’37.3″S 49°15’23.1″W
- Arquiteto: Jaime Lerner
- Tipologia: Misto residencial e comercial
- Andares: 10 pavimentos
- Unidades por andar: 4 unidades por andar
- Metragem: n/i
- Acessos: 1 acesso somente
- Estrutura: Concreto armado
- Esquadrias: Madeira nos duplex e alumínio nas quitinetes
- Detalhes: o núcleo de elevador e escada anexo ao corpo principal do edifício, com circulação lateral tipo balcão fez o edifício ganhar uma ventilação cruzada dada pela dupla orientação.