UMA GALERIA DE ESQUADRIAS
“Molduras estreitas, douradas e longilíneas, medidas pariformes enquadram repetidamente uma galeria a céu aberto, um detalhe desponta, quem lá dentro habita.”
Um prédio com fachada vibrante e ritmada, essa é a primeira impressão que se tem quando se passa em frente ao Araucária, um edifício assinado pelos arquitetos Lubomir Ficinski e Roberto de Albuquerque, construído em 1969 pela Construtora Farid Surugi, e que leva o nome da árvore símbolo do Estado do Paraná.
Localizado em um terreno triangular de esquina, em diagonal oposta ao Teatro Guaíra, mais precisamente entre as ruas Treze de Maio e Conselheiro Laurindo, está curiosamente situado em um dos oito trechos de mão inglesa da cidade. Em plena região central, está a apenas uma quadra do Passeio Público,primeiro parque urbano da cidade, inaugurado em 1886 e até hoje muito frequentado, bom para comer pipoca, com pista arborizada para caminhada, zoológico para visitação, aos sábados pela parte da manhã recebe uma pequena feira de produtos orgânicos que acontece no local desde 1993.
O entorno oferece ótimas opções. A Confeitaria Teatro fica na esquinalogo em frente, um lugar de arquitetura simples porém bom para tomar um café com valores bem em conta.
Implantado diagonalmente sobre uma plataforma de garagens entreaberta para a rua, o prédio exclusivamente residencial é definido por um grande bloco retangular com os extremos em formato de flecha.
Com o desafio de elaborar uma obra rápida, os arquitetos fizeram uso de um sistema construtivo no qual os extremos e o miolo foram construídos in loco, servindo de contraventamento para as lajes e para os módulos de esquadrias pré-fabricados.
Com caráter residencial, o edifício compõe uma altura de dezesseis andares, com planta que divide quatro apartamentos por andar, cada qual com dois dormitórios, sendo uma suíte e uma dependência de empregada, a setorização impõe a cozinha como eixo centralizador do apartamento, distribuindo a circulação para os outros ambientes.
As laterais maiores são marcadas pela modulação de esquadrias em relevo chanfrado, grande parte com abertura do tipo guilhotina acionadas a partir de um sistema interno de roldanas.
Numa repaginação posterior, partes do prédio foram pintadas na cor vermelho terracota, emoldurando o conjunto de 1.088 janelas do edifício.
Ficha Técnica
- Nome: Edifício Araucária
- Ano de construção: 1969
- Endereço: Rua Treze de Maio, esq. Rua Conselheiro Laurindo
- Arquiteto: Lubomir Ficinski e Roberto de Albuquerque
- Tipologia: Residencial
- Andares: 16 pavimentos
- Unidades por andar: 4 unidades por andar
- Metragem: n/i
- Acessos: 1
- Estrutura: Concreto armado
- Esquadrias: Alumínio
- Revestimentos: Placa melanímica
- Cores: Amarelo, marrom e vermelho
1 comment
Moro no Edifício Araucária e gostaria de fazer 2 retificações: Os apartamentos são de 3 quartos, mais as dependências de empregada; As esquadrias são de madeira (somente as esquadrias das áreas de serviço são de alumínio.