UM ESTRANHO NO NINHO
“Face a reflexos escurecidos, ritmado por ondas a seus pés, ergue-se um corpo insólito que em camadas enrijece, revelando o esqueleto dançante, estonteante.”
O lançamento do Edifício Canadá marcou um dos primeiros grandes edifícios da carreira do arquiteto Elgson Ribeiro Gomes: uma torre com amplos apartamentos, sendo uma única e exclusiva unidade por andar, com área generosa de 250 m2. Incorporado e construído pela empresa Vellozo & Camargo.
O empreendimento foi implantado na Rua Comendador Araújo, uma das ruas mais ecléticas arquitetonicamente, lugar onde coexistem desde casarões antigos, como a sede da Sociedade Thalia, uma construção em estilo eclético, e arranha-céus como o complexo do Hotel Pestana. Além disso, o entorno exibe uma grande variação no gabarito de altura, apresentando um misto entre áreas residenciais e comerciais um tanto quanto refinadas.
A região é carregada de shoppings. A duas quadras dali fica o Shopping Curitiba, retrofitado em 1996 a partir de um quartel do exército. Quase ao lado está o Shopping Crystal, tido com um dos mais elegantes com um grande átrio que percorre suas galerias. Recentemente, o Hauer Shopping foi reativado próximo dali, dessa vez enquanto polo gastronômico noturno, embalado por músicas e chopes artesanais.
O prédio recebe um tratamento plástico que conforma à fachada um ritmo hipnotizante. Pilares externos ao volume interligados a um conjunto de vigas rebatidas em linhas trapezoidais conferem à fachada um tratamento diferenciado e único. Frente ao conjunto de obras do arquiteto, esse talvez seja o seu projeto mais distinto.
O térreo apresenta três grandes pilares em formato de “V” que se abrem em transição partindo do subsolo para os demais pavimentos, elementos que incorporam a fachada e dividem os acessos em níveis diferentes. Pedras em petit-pavé presentes no calçamento da rua adentram o lote, percorrendo as rampas de veículos promovendo a sensação de continuidade da rua.
O bloco é recuado em relação ao alinhamento predial, e um pequeno jardim permite um acesso convidativo aos pedestres.
A torre com a frente voltada para o sul sobe prismática atingindo uma altura de 20 andares conformando uma área total de 5 mil m2.
O edifício lançou um tipo de esquadria pouco utilizada até então, mas que marcaria a arquitetura dali em diante, a esquadria de alumínio.
Ficha Técnica
- Nome: Edifício Canadá
- Ano de construção: 1960~1963
- Endereço: Rua Comendador Araújo, 560 Centro Coordenadas 25°26’14.0″S 49°16’50.1″W
- Arquiteto: Elgson Ribeiro Gomes
- Tipologia: Residencial
- Andares: 20 pavimentos
- Unidades por andar: 1 por pavimento
- Metragem: 5000 m²
- Acessos: 1
- Estrutura: Concreto armado com fechamento em alvenaria
- Esquadrias: Alumínio
- Revestimentos: Pastilhas
- Fachada: Pilares invertidos dividem as rampas de acesso ao edifício, prolongando-se acima do térreo em colunas que seguem até o topo do edifício, criando um contorno para as janelas moldadas por vigas curvas que se repetem e se invertem a cada andar.