UM TITÃ MEMORÁVEL
“Colosso de concreto que nasce e ecoa, edificado em linhas sóbrias, enjaula o orgulho contido, nostálgico para alguns, estratégico para outros, segue apto e destoante no realce da paisagem.”
Partindo da mente empreendedora do Comendador Evaristo Comolatti, conhecido também pela idealização do Edifício Itália na cidade de São Paulo, nasce esse colosso de concreto, que teve algumas curiosidades ao longo da sua concepção.
A ideia inicial era que o edifício atendesse como um hotel cinco estrelas anexado a um pequeno centro comercial, tal projeto inclusive chegou a ser realizado pelo arquiteto Lubomir Ficinski e teria o nome de Centro Comercial Um Universo, o CCUU. Porém, a ideia do hotel não vingou e o projeto foi repassado para um amigo que já havia trabalhado com Lubomir no Edifício Araucária, o arquiteto Roberto de Albuquerque. Em nova etapa, o projeto acabou dando ênfase para a parte comercial e corporativa e, assim, o local ficou conhecido como o primeiro shopping center da cidade. Como novidade, o conjunto recebia uma multidão de trinta mil pessoas diariamente.
O prédio foi construído na esquina da Rua Marechal Deodoro e da Rua João Negrão, região marcada pelo intenso fluxo de veículos e de pedestres, ficando próximo à Praça Santos Andrade e ao Terminal Guadalupe, o qual abastece a região metropolitana de Curitiba.
Conhecido na história da cidade pelas ações de Natal, como quando foi colocada no seu topo uma grande touca de Papai Noel, assim como pela existência de um grande relógio que, além das horas, se alternava revelando também a temperatura local. Além disso, o prédio fez parte da história do cinema curitibano, abrigando dois deles, o Cine Itália no segundo andar e o Cine Palace Itália que funcionava no sétimo. Logo após a inauguração, em 1981, firmaram-se no local os consulados da Itália e do Japão.
Com mais de sessenta mil metros quadrados de área construída, o arranha-céu de trinta e sete andares foi realizado em parceria pelas construtoras Godoy & Maia e Farid Surugi. Sua construção teve grande exposição nas mídias evidenciando novos métodos construtivos. A fachada é marcada por painéis de vidros escuros intercalados com pilares de concreto que seguem até a torre circular panorâmica no alto do edifício. Com impressionantes 112 metros de altura, conta ao todo com cinco andares de estacionamentos, três pavimentos de subsolo, um térreo, dois de sobreloja, trinta e cinco andares corporativos e uma cobertura pensada para ser um restaurante mirante, assim como no empreendimento de São Paulo.
Ficha Técnica
- Nome: Centro Comercial Itália
- Ano de construção: 1975~1981
- Endereço: Rua Marechal Deodoro, 630 Centro Coordenadas 25°25’48.8″S 49°15’58.9″W
- Arquiteto: Roberto Martins de Abuquerque
- Tipologia: Misto Residencial e comercial
- Andares: 37 pavimentos
- Unidades por andar: n/i
- Metragem: 60.135,45 m²
- Acessos: 3 acessos, sendo um pela Marechal Deodoro anexo ao de veículos e outro pela Rua João Negrão para pedestres
- Estrutura: Concreto armado com paredes diagragma e atirantadas
- Esquadrias: Alumínio
- Detalhes: contando com 5 andares de estacionamento, 3 pavimentos de subsolo, 1 térreo, 2 pavimentos de sobreloja e uma cobertura destinada ao restaurante panorâmico de 2 pavimentos divididos pelo 35 andares do Centro Comercial. Das 607 vagas estacionárias, 90 são ocupadas pelo espaço do shopping sendo o edifício ao todo servido por 14 elevadores de alta velocidade.
4 comments
[…] localizado no centro da cidade, o Centro Comercial Italia (1975) é um dos bons exemplos de projetos com esse uso que estabelecem uma boa relação com a […]
[…] Nome: CCI ItáliaAltura: 112,14 mAndares: 39Ano: 1981Uso: CorporativoConstrutora/Incorporadora: Godoy & Maia e Farid SurugiArquiteto(a): Roberto Martins de AlbuquerqueLocalização: R. Mal. Deodoro, 630 – CentroComentário: O Edifício CCI Itália é o mais antigo entre os 15 mais altos. A 1ª edição do livro Prédios de Curitiba traz um artigo completo a respeito dele, escrito pelo @guilherme_de_macedo, que você pode conferir clicando aqui. […]
O terraço está em uso atualmente? Existe um restaurante panorâmico lá?
Olá Wanessa, tudo bem?
Atualmente pertence a sede da EBANX aqui em Curitiba.
Não funciona restaurante panorâmico lá, mas seria incrível se funcionasse né? 😉