UMA CONSTELAÇÃO EDIFICADA
“Um conjunto de estrelas vigilantes pairam sobre o ar, astros inveterados postos atentos seguem como donos da quadra, da rua, da bola, fazem ser vistos, avistam..”
Galileu, Copérnico, Kepler e Newton dão nome ao conjunto considerado um dos mais admirados do Alto da XV, formado por quatro grandes torres com vinte e seis andares residenciais cada, localizado entre as avenidas Visconde de Guarapuava e Souza Naves, na altura da Rua Schiller.
A região é predominantemente residencial, porém com núcleos comerciais muito próximos instalados, principalmente na Avenida Padre Germano Mayer, região gastronômica fácil de encontrar bons bares e restaurantes.
Conhecido como Cosmos, o projeto tem a autoria dos arquitetos Jaime Wasserman e Salomão Figlarz, uma obra construída na década de 70 e realizada pela Construtora Independência, a qual tinha Wasserman como sócio-proprietário. Jaime nasceu no Uruguai, mas veio para Curitiba ainda criança, posteriormente concluiu os estudos do curso de Engenharia Civil, fazendo parte também da primeira turma de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná. Seu trabalho teve grande influência na cidade, e considerado um grande empreendedor no segmento de conjuntos habitacionais com a realização de grandes obras como o Conjunto Independência.
O Conjunto Cosmos se faz presente no skyline curitibano, sua altura muito maior que a de seus vizinhos o colocam como um marco referencial do bairro, podendo ser avistado de pontos muito distantes do centro da cidade.
O conjunto tem a planta dividida por quatro unidades de apartamentos por andar com dois dormitórios cada, exceto os bloco azuis que possuem três dormitórios. As quatro torres se conectam por meio de um grande bloco horizontal, o qual comporta vagas de estacionamentos na parte inferior e recebem uma grande área de convivência no nível acima.
Além da imponência do conjunto, o Cosmos ganha destaque pelas escadas de incêndio pré-fabricadas em concreto armado, evidenciadas externamente ao volume principal do edifício com acabamento bruto do concreto aparente, o qual ressalta padrões geométricos trabalhados em relevo. Duas das torres recebem a pintura na cor azul e, as outras, em amarelo.
O conjunto foi um dos pioneiros na utilização do chapeamento metálico como vedação. Segundo o que contam alguns moradores, o barulho da reverberação das chapas por conta dos fortes ventos podem ser ouvido nos andares mais altos.
Ficha Técnica
- Nome: Edifício Cosmos
- Ano de construção: 1974
- Endereço: Av. Visconde de Guarapuava 802 e Avenida senador Souza Naves Alto da XV
- Arquiteto: Jaime Wasserman e Salomão Figlarz
- Tipologia: Residencial
- Andares: 25 pavimentos
- Unidades por andar: 4 unidades por andar
- Acessos: 2 acessos, cada um preferenciamente para veículos
- Detalhes: Há uma lavanderia como área comum