UM DISTINTO CAVALHEIRO
“Um cenário comum em um trecho suspeito, nas redondezas os vizinhos encenam e dançam. Olhares divergem, desdenham, deslumbram, audazes inquirem o governador.”
O empreendimento de início foi um fracasso de vendas, inaugurado no ano de 1967. Seu formato circular era algo incomum e criava dúvidas do tipo: como mobiliar um quarto redondo?
Para promover a comercialização das unidades, algumas ações foram mobilizadas para atrair compradores. Em uma delas, o edifício teve as luzes todas acesas na tentativa de atrair a atenção de eventuais compradores.
A obra foi realizada pela Construtora Adel Karam, que leva o nome de seu proprietário, que também assina autoria do projeto. No entanto, o arquiteto Abrão Assad, conhecido pelo projeto do Calçadão da Rua XV de Novembro, teve papel importante na sua concepção. Foi ele quem auxiliou na finalização do coroamento do edifício, assim como nas ilustrações voltadas para as campanhas publicitárias.
Inicialmente o prédio receberia as cores branco e vermelho, conforme os primeiros desenhos do empreendimento, porém devido ao momento que o país vivia, a sugestão foi substituí-la pela cor preta, visto que não favorecia a comercialização do imóvel face às negativas impostas pela ditadura.
Está localizado em um lote de esquina no encontro das ruas Presidente Faria e Treze de Maio, em trecho marcado pelo trajeto do ônibus biarticulado que interliga os bairros Santa Cândida e Capão Raso, considerado ainda de certa forma perigoso e mal visto, principalmente por conta do tráfico de drogas e da prostituição recorrentes no entorno.
O térreo inicialmente foi pensado para receber lojas, porém a ideia acabou não se concretizando. O acesso se dá pelas duas ruas, por meio de um hall tímido e afunilado. No entanto, o embasamento é uma obra-prima, realizada pelo artista Israel Pedrosa, por meio de uma composição artística feita com azulejos com impressões geométricas, as quais provocam, segundo o artista, um efeito holográfico que revela uma “cor inexistente”.
O volume cilíndrico passa a sensação de se soltar do bloco térreo, sua fachada é marcada por faixas verticais que enquadram as esquadrias, que na face norte levam vidros especiais de ametista.
A planta é dividida em dois núcleos de circulação com quatro unidades de apartamentos por andar, o anel interno permite a abertura de um fosso de ventilação e iluminação que se abre para as áreas de serviço.
Ficha Técnica
- Nome: Edifício Governador
- Ano de construção: 1967
- Endereço: Rua Presidente Faria, 334 Centro
- Arquiteto: n/i (possível Abrãao Assad)
- Tipologia: Residencial
- Andares: 18 pavimentos
- Unidades por andar: 4 unidades por andar
- Metragem: 12 mil m²
- Acessos: 2 acessos, um pela Presidente Faria, 334 e outro na Rua 13 de Maio, 225.
- Estrutura: Concreto armado
- Esquadrias: Alumínio