O DISSIMULADO
“Majestosamente se levanta a partir de volumes corpulentos e recortes encorpados, estrutura-se em arranjo espelhado e padronizado, tentativas de parecer o que não é.”
O Jatobá nasce como um grande Centro Empresarial servindo de base principalmente para sede de empresas multinacionais. Foi batizado com o nome de uma grande árvore considerada sagrada para os povos indígenas, encontrada principalmente nas regiões amazônicas, caracterizada pela madeira resistente de cor avermelhada e que atinge a altura de até 40 m.
O edifício encontra-se na Avenida Silva Jardim, via larga de sentido único, com seis pistas divididas por um canteiro ajardinado ao meio, na esquina da Rua Pasteur, rua calma e arborizada no bairro Batel. O projeto é do arquiteto Paulo Pacheco e foi construído na década de 90 com a parte corporativa distribuída ao longo do edifício liberando o térreo para salas comerciais com atendimento direto ao público, atualmente ocupado por uma rede bancária e uma companhia de seguros. Na região predominam edifícios residenciais, porém com grandes centros comerciais, como o Shopping Curitiba, localizado na Avenida Sete de Setembro, e a dois quarteirões de distância está a Arena da Baixada, estádio do Clube Atlético Paranaense.
A fachada do edifício apresenta uma composição a partir de inspirações do estilo pós-moderno com esquadrias recuadas e idênticas, impondo um padrão que não revela as funções por detrás do edifício. O corpo volumétrico do prédio comporta dezesseis andares sendo quatro unidades corporativas por andar, definido a partir de uma base com lados proporcionais que sobe de forma espelhada e simétrica. O volume parece desmembrar-se por recortes geométricos que ocorrem ao longo da sua fachada. Enormes pilotis de concreto percorrem a prumada do edifício revelando-se também nos vazios, dando a sensação de continuidade; tais pilares contrastam com o revestimento avermelhado predominante na fachada.
A entrada principal encontra-se recuada diagonalmente na esquina, e além de marcar o eixo de simetria, marca também um escalonamento de peles de vidros que ocorre ao seu redor conformando um grande pórtico por onde tem-se o acesso ao Centro Empresarial. A construção do edifício foi estruturada em concreto armado com dutos embutidos nos pisos para a passagem de fiação elétrica e infraestruturas, possuindo ainda forros modulares e um sistema de ar condicionado.
Ficha Técnica
- Nome: Centro Empresarial Jatobá
- Ano de construção: 1992~1994
- Endereço: Rua Pasteur, 463 Batel Coordenadas 25°26’38.0″S 49°16’44.1″W
- Arquiteto: Paulo Pacheco
- Tipologia: Comercial
- Andares: 16 pavimentos
- Unidades por andar: 4 por andar
- Metragem: 18.000m²
- Acessos: 1 acesso somente, no cruzamento das esquinas no recuo do edifíci
- Estrutura: Concreto armado com dutos nos pisos para distribuição elétrica e de infraestrutura, forro modular e sistema de ar condicionado.
- Esquadrias: Alumínio
- Detalhes: Conta com um pórtico bem convidativo devido ao recuo do edifício e tem espaçamento bem contemporâneo para infraestrutura de edifícios, além da possibilidade de mudança fácil para os locatários de personalizar o imóvel.