NA CALADA DA NOITE
“Em terreno hostil, um veterano de guerra trajado em farda turmalina resplandece, estrategicamente se codifica à espreita, determina limites, resguarda-se.”
O Edifício Leonor nasce de uma estratégia semelhante ao seu coirmão, o Edifício Provedor André de Barros, tendo sua torre voltada para unidades de apartamentos liberando a parte térrea para receber lojas. O projeto é uma concepção do arquiteto Elgson Ribeiro Gomes, nessa empreitada, erguido pela Construtora Farid Surugi, no ano de 1974.
O nome do edifício é uma homenagem à esposa de João Moreira Garcez, um dos fundadores da Universidade Federal do Paraná, que foi prefeito da cidade entre os anos de 1920 a 1928. Eles casaram-se ainda jovens, quando o noivo ainda prestava o curso de Engenharia Civil pela Escola Politécnica de São Paulo, em 1908. O prédio foi implantado nas proximidades da Praça Osório, na esquina da Rua Carlos de Carvalho com a Alameda Cabral. Ao redor de uma
grande variedade de serviços e apenas uma quadra de distância da Galeria Osório, centro comercial movimentado nos horários de almoço.
No período noturno, a região se transforma em um reduto com vários pontos de prostituição nas esquinas mais próximas, estimulados pela instalação de várias boates, como a Metrô, na região desde 1998.O embasamento do edifício é destacado por placas de mármore que revestem a parte térrea, valorizando assim a parte comercial com lojas voltadas para esportes de aventura e farmácia de manipulação. Pilares dispostos no limite do terreno abrem espaço para um corredor interno que dá acesso às lojas.
Formada por um grande bloco em “L”, a torre sobe com quinze pavimentos acessados por duas entradas; uma pela Alameda Cabral e outra pela Rua Carlos de Carvalho. Na parte residencial, a planta é dividida em quatro unidades por andar, sendo apartamentos amplos com três dormitórios, com área total de 146 m2 cada. O edifício ainda mantém uma portaria com funcionamento 24 horas, salão de festas, playground e vagas de garagem no subsolo com direito a manobrista.
A fachada em si, possui características bem evidentes como a sensação de embaralhamento promovida pelas persianas de plástico de enrolar na cor verde, movimento codificado de acordo com as aberturas e a utilização de cada morador. Outra particularidade é a composição de elementos vazados em sequência, presentes tanto acima da galeria comercial quanto no coroamento do edifício.
Ficha Técnica
- Nome: Edifício Leonor Moreira Garcez
- Ano de construção: 1971~1974
- Endereço: Rua Carlos de Carvalho 198 Centro Coordenadas 25°25’53.9″S 49°16’37.2″W
- Arquiteto: Elgson Ribeiro Gomes
- Tipologia: Misto Residencial e comercial
- Andares: 15 pavimentos
- Unidades por andar: 4 unidades
- Metragem: 13.858 m²
- Acessos: 2 acessos, um pela Carlos de Carvalho e outro pela Alameda Cabral, 144
- Estrutura: Concreto armado
- Esquadrias: Alumínio
- Detalhes: Modernistas